domingo, 29 de maio de 2011

Regra V

Olá amigos;

Em mais uma postagem informando sobre as Regras do Jogo, iremos abordar a figura que tem a responsabilidade de fiscalizar, controlar e certificar-se que as Regras do futebol estejam sendo corretamente obedecidas e o jogo transcorra normalmente. Na ordenação lógica das regras já respondemos: Onde iremos praticar o jogo? No campo, Regra 1. Com o que jogaremos o futebol? Com uma bola, Regra 2. Quantas pessoas poderão jogar? 11 de cada equipe e mais os substitutos, Regra 3. O que os jogadores deverão utilizar para jogar futebol? Temos a Regra 4 e agora quem comandará o jogo?Quem controlorá os jogadores em campo? O árbitro...temos a Regra 5.

Regra V:

Diz o texto: "Cada partida  será controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as regas do Jogo na partida para a qual tenha sido designado".

A figura do árbitro é muito importante no contexto do futebol, pois não poderia ocorrer uma disputa sem o árbitro e sua autoridade constituída. Na cronologia do futebol o surgimento do árbitro se dá no ano de 1871, sendo que até esta data as decisões eram tomadas pelos capitães das equipes, que em conjunto decidiam as marcações das infrações ocorridas durante a partida. Até 1874 apenas um árbitro conduzia a partida sem auxiliares ou assistentes.

Árbitro antigo

A decisão do árbitro, hoje, é absoluta! O árbitro poderá modificar sua decisão, unicamente, se dá conta de que é incorreta ou, se o julga necessário, conforme  a uma indicação por parte de um árbitro assistente, porém, sempre que não tenha reiniciado ainda o jogo.

No ano de 1874 percebeu-se que apenas um árbitro, o central, era pouco para controlar uma partida e aplicar as regras do jogo e sua fiscalização, logo surge o Árbitro Assistente(Regra VI), sendo designados dois por partida.

Em 1881 houve a introdução do apito, pois até esta data as marcações eram verbais, dificultando muito o controle do árbitro sobre os jogadores e até ao entendimento da torcida de suas marcações.

Apito passa ser utilizado em 1881

Somente a partir do ano de 1896 a decião do árbitro tornou-se absoluta, antes poderia ser questionada e até modificada mesmo após a sequência do lance em questão.

No ano de 1966 ocorreu um lance na Copa do Mundo da Inglaterra que provocou uma mudança na condução das partidas, na disciplina do jogo e no trabalho dos árbitros. A expulsão do jogador Ratin da seleção Argentina numa partida frente a seleção da Inglaterra fez a FIFA adotar a utilização dos cartões disciplinares, pois devido as diferenças idiomas a comunicação entre árbitros e jogadores era prejudicada e naquela época as advertências e a expulsão eram verbais, havia a necessidade de comunicação e entendimento por parte dos jogadores, comissões técnicas com o árbitro.

Expulsão de Ratin em 1966 foi um marco para a arbitragem

A decisão de adotar os cartões amarelo e vermelho foi decidido em 1969 na Assembléia Ordinária da IFAB e a primeira competição oficial que teria os cartões disciplinares seria a Copa do Mundo do México em 1970.


Cartões disciplinares

Cartão aplicado na Copa de 1970
 Outra introdução surgida a partir de 1969 foi o emprego de mais um oficial de arbitragem, o Árbitro Reserva, que surgia para ajudar no trabalho fora do campo de jogo(reservados, treinadores e substitutos).

Árbitro Reserva em ação
 O árbitro reseva tem a missão de controlar a disciplina nos bancos de reservas, controle das substituições, equipe de gandulas, maqueiros, imprensa e tudo que ocorra nas cercanias do campo de jogo e poderá ainda, informar ao árbitro central e aos assistentes tudo o que estiver no seu campo visual que possa auxiliar na condução da partida.

Ao árbitro caberá fazer cumprir as Regras do Jogo. Será o cronometrista da partida e controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes e reservas.

Em caso de impossibilidade de continuidade na partida o árbitro será substituído pelo reserva indicado na escala previamente divulgada pela entidade organizadora do evento.

Árbitros Modernos:

Com a evolução do futebol, seu crescimento e massificação, todos os segmentos que formam o esporte/negócio/entretenimento se modernizaram, em equipamentos, materiais, tecnologia...e foi nesta evolução que os árbitros modernos vão a campo munidos com equipamentos para auxiliá-los na condução das partidas, facilitando a comunicação entre a equipe de arbitragem, melhorando o desempenho a propiciando mais acerto em suas decisões.


Equipamentos básicos de arbitragem
O equipamento básico para uma arbitragem ainda é o mostrado na ilustração acima: apito, cartões e bandeiras.

Árbitro moderno e seus equipamentos
 Na evolução do futebol, o árbitro moderno possui equipamentos que vão além do apito, dos cartões e das bandeiras para desenvolver sua difícil missão de aplicar as Regras do Jogo.

A comunicação entre a equipe de arbitragem se faz além de sinais convencionados entre os mesmos, na atualidade a equipe de arbitragem está conectada por rádio-transmissores de voz e sinais.

Bandeira eletrônicas
 As bandeiras eletrônicas facilitam o trabalho e a comunicação entre os árbitros assistentes e o árbitro central, evitando a sinalização ostensiva com a bandeira em caso de necessidade de chamar a atenção do árbitro e/ou evitar dar prosseguimento a um lance irregular assinalado pelo árbitro assistente.

Receptor da bandeira eletrônica
 Quando o árbitro assistente aperta o botão de sua bandeira (chamando a atenção do árbitro) o receptor colocado junto ao braço do árbitro emite um sinal sonoro e uma chamada vibratória no mesmo.

Outro equipamento utilizado para auxiliar a equipe de arbitragem são os rádio comunicadores, que facilitão a comunicação por voz entre os árbitros durante as partidas.


Rádio transmissor para árbitros


Simon utilizando o rádio transmissor na Copa do Mundo 2010
O árbitro  atual necessita de muito preparo para estar capacitado ao futebol contemporâneo, e para isto utiliza a tecnologia também para seu aprimoramento e treinamentos, visando sempre sua melhora contínua. Hoje sabemos quanto um árbitro percorre em uma partida de futebol(distância) e qual sua locomoção no campo de jogo, pois são monitorados tecnologicamente via satélite e sua saúde também é fiscalizada. Veja abaixo outros equipamentos utilizados pelos árbitros:


Equipamento GPS para árbitros


Equipamento para verificar a frequência cardíaca
Estes equipamentos permitem a melhora do rendimento físico e tático de um árbitro de futebol durante uma partida, pois pelo GPS podemos verificar seu deslocamento em campo e a distância percorrida durante o jogo e pelos batimentos cardíacos chegamos ao seu condicionamento físico.

Invenção brasileira:

Outra introdução material autorizada pela FIFA foi o spray para demarcação da distância mínima legal de um adversário para a execução de um Tiro Livre Direto ou Tiro Livre Indireto. É uma invenção brasileira, primeiramente adotada pela CBF e já utilizada em compteições da Commebol.
Spray sendo utilizado
O spray é composto de material orgânico e dilui dentro de 01 minuto após sua utilização.
Algumas experiências são realizadas, sempre com o aval da FIFA, para testar tecnologias ou metodologias de trabalho da arbitragem.

Árbitro Paulista com equipamentos experimentais
 
A Federação Paulista testou o "cartão azul" e o vídeo tape para dirimir dúvidas durante a partida, mas o resultado não foi satisfatório e chegou-se a conclusão que a decisão do árbitro deveria ser mantida irrevogavelmente, tamanho o percentual de acerto nas suas decisões.


Mas não é apenas no campo tecnológico que a IFAB e a FIFA aprimoram o trabalho das equipes de arbitragem, no futebo, atual a equipe  composta de um árbitro central, dois árbitros assistentes, dois árbitros assistentes de meta e dois árbitros reservas, especificando cada vez mais as funções de cada componente da equipe de árbitros.

Assistentes de meta é uma inovação recente na arbitragem
Árbitro de Alto Nível:

Para um árbitro ser considerado de "Alto Nível", cessecitará obter a excelência em 4(quatro) fatores que implicam no seu desempenho: técnico, disciplinar. físico e administrativo.

Técnico:

Ter o total conhecimento das Regras do Jogo, dominar muito mais que o conteúdo do Livro de Regras, dominar o "Espírito"das Regras.

Disciplinar:

Ter o domínio total dos jogadores e demais envolvidos numa partida de futebol, seu controle disciplinar se inicia mesmo fora do campo de jogo e estende-se após o término do mesmo. Saber utilizar a arbitragem preventiva para controlar a partida.

Físico:

Ter um excelente desempenho físico, ser um atleta em termos de rendimento, ter precisopreenchimento dos espaços físicos no campo de jogo, senso de colocação.

Administrativo:

Ser atento aos documentos do jogo, ter excelente redação se súmulas e relatórios, ter o controle dos arredores do campo de jogo, ser profundo conhecedor do regulamento da competição que trabalha.

Quando um árbitro consegue a excelência nestes aspectos de uma partida de futebol  e na arbitragem, poderá ser enquadrado na categoria de árbitro de alto nível e seu reconhecimento deverá vir pelo ápice da carreira de um árbitro: FIFA

Árbitro FIFA

Escudo CBF - Asp FIFA

Escudo CBF

 



Escudo Estadual
 Numa escala de grandeza, a carreira de um árbitro de futebol pode ser medida em três níveis no Brasil: estadual, nacional e internacional

*Nível estadual o árbitro apitará partidas das competições organizadas por sua federação.
*Nível nacional o árbitro apitará partidas das competições organizadas pela CBF, neste nível encontramos categorias diferenciadas: árbitro básico, árbitro especial, árbitro aspirante a FIFA
*Nível internacional o árbitro apitará partidas das competições organizadas pela FIFA e outras confederações internacionais(Uefa, Commebol, Concacaf etc)

Muitas vezes chegar ao quadro  FIFA não significa ser o melhor ou estar entre os melhores, pois em nosso país, a indicação(em muitos casos) é política, e o preparo ou qualidade do árbitro são deixadas de lado. Existem muitos árbitros que não chegaram ou chegarão à FIFA devido a motivos políticos de suas federações, por seus relacionamentos na esfera estadual com presidentes de comissões de arbitragem,por limite de idade, ou mesmo por grau de importância de sua federação.

Cito abaixo alguns árbitros marcantes no futebol nacional e mundial:

José Mocelin, árbitro gaúcho, de excelente qualidade, mas que não foi árbitro internacional, ficou conhecido como "FIFA sem escudo" 
Armando Marques," o mito" foi o único brasileiro que expulsou o "Rei"Pelé.
 Certamente o árbitro Armando Marques é o maior nome da arbitregam nacional de todos os tempo, pois foi mais que um árbitro: é um mito. Armando teve muito destaque nos tempos de árbitro e depois, mais tarde como Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, pelo seu temperamento e personalidade era amado por alguns e odiado por muitos.
Arnaldo Cesar Coelho apitou a final da Copa de 1982
 A arbitragem brasileira sempre teve boa representação internacional, Arnaldo Cesar Coelho foi o primeiro árbitro brasileiro a arbitrar uma final de Copa do Mundo em 1982 na Espanha.

 Romulado Arpi Filho foi o segundo árbitro( e último até o momento) que arbitrou uma final de Copa do Mundo, foi em 1986 na Espanha.


José Assis Aragão marcou um gol no empate entre Palmeiras 2 x 2 Santos em 1983
José de Assis Aaragão foi árbitro FIFA e entrou para a história por ter feito um gol num clássico Palmeiras x Santos. Obviamente  a bola bateu em José Assis Aaragão e entrou na meta.



Roberto Nunes Morgado foi um árbitro polêmico e controverso, foi FIFA mas acabou por ser afastado da função e exigido exames de sanidade mental.

Dacildo Mourão foi árbitro FIFA,  era muito disciplinador e ganhou o apelido de "Rei dos cartões".

Wilson de Souza Mendonça foi um árbitro FIFA muito perfeccionista e extremamente metódico, tendo problemas com seu exagerado perfeccionismo nas questões administrativas do jogo.

 Carlos Simon foi o árbitro brasileiro FIFA que mais participações em Copas do Mundo teve, foi para 03 mundiais(2002,2006 e 2010), recorde em participações de um árbitro brasileiro.

Pierluigi Collina foi considerado por muitos anos como o melhor árbitro do mundo pela FIFA.
Oscar Ruiz é apontado pela Commebol como o melhor árbitro das Américas, já participou de 03 Copas do Mundo(2002,2006 e 2010) e sua idade(nasceu em 1969) permitirá que participe de sua quarta Copa do Mundo em 2014 no Brasil.

Howard Webb foi o árbitro que conduziu a última final de Copa do Mundo realizada na Africa do Sul, sua atuação foi duramente criticada.

Encerro esta postagem afirmando que o árbitro é um ser humano e deve ser entendido como tal, com seus acertos, com seus erros, mas acima de tudo um cidadão que quer acertar sempre.

"O árbitro é o álibi de todos os erros, explicação para todas as desgraças. Se perdem é por causa dele, se ganham é apesar dele, mas com certeza teriam que inventá-lo se ele não existisse".
                                                               Eduardo Galeano - Escritor Uruguaio

"Para entender a regra tem que entender o espírito da regra".
                                                              Stanley Rous - Ex-Presidente da FIFA


Saudações...

Saúde e Paz!!!