domingo, 6 de março de 2011

Futebol, a criação do esporte mais popular do mundo.

                               Jogo praticado na Europa(idade média), anterior ao futebol moderno

Muitas são as vertentes para o surgimento ou nascimento do esporte mais popular do planeta: Futebol, Football ou Soccer
Mas a história nos tras indícios de um jogo praticado na antiga China por volta do século III a.c. chamado kuju, ou no Japão no ano 600 d.c. chamado Kemari, ou mesmo na Europa,durante a idade média, mais precisamente na França(Soule), em Roma (Harpastum),na Grécia (Spiskiros) e na Itália(Giueco di calci), onde todos eram jogos praticados com os pés(não exclusivamente) e tendo uma bola como equipamento para a prática, mas uma ligação era comum a todos estes jogos da antiguidade: eram parte de treinamento militar ou celebração popular.


                                     Jogo popular que antecedeu o futebol moderno

O futebol moderno ou o football association foi criado ou padronizado em Londres no ano de 1863(26/10/1863) na Freemason's Tavern, onde 11 escolas praticantes padronizaram e deram início ao The Football Association com a criação da 14 regras iniciais.

Posteriormente o futebol teve acréscimo de outras três regras, totalizando as 17 Regras do jogo de Futebol.

A entidade detentora dos direitos sobre as regras do futebol chama-se IFAB (International Footbal Association Board) fundada em 1862 com o objetivo de estabelecer, controlar, criar, modificar e aplicar as Regras do Jogo.  A IFAB reune-se anualmente em duas sessões ordinárias, a Assembléia Geral entre os meses de fevereiro e março e o Encontro anual entre os meses de setembro e outubro. Toda modifição no texto de regra ou sua aplicação de regra sempre será a partir de 01 de julho, após a Assembléia Geral da IFAB. A composição da IFAB é de 05 membros, sendo Inglaterra, Escócia,País de Gales e Irlanda com 01 voto e a FIFA com 04 votos, sendo que para aprovação de matéria torna-se necessários 3/4 dos votos.

A FIFA(Federação Internacional de Footabl Association) não cria, modifica ou exclui qualquer regra do jogo, esta responsabilidade é da IFAB, porém a aplicação e a fiscalização é de responsabilidade da FIFA.

As Regras do jogo de futebol seguiram uma ordenação lógica, da Regra 1 à Regra 17, e esta lógica demonstrarei nas próximas postagens neste blog.

Saúde e Paz!!!