domingo, 22 de maio de 2011

Regra III

Amigos;

Seguindo a sequência da padronização das regras do futebol ou da criação do futebol, após algumas respostas encontradas como: Onde praticaríamos o jogo? Num campo (Regra 1). Com o que jogaríamos? Com uma bola (Regra 2)...chegou o momento de responder quantas pessoas jogariam o futebol?Qual o máximo de participantes?Qual o mínimo de participantes? A resposta nos deu a Regra 3 - O número de Jogadores.

A Regra 3:

Uma partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida não se iniciará se uma das equipes tiver menos de 7 jogadores.

O número mínimo de jogadores para continuar uma partida deixa-se a critério das Associações Nacionais, não obstante a IFAB (International Football Association Board) estima que uma partida não deva continuar se uma equipe tiver menos que 7 jogadores.

Em partidas oficiais (Fifa, Confederações ou Associações Nacionais)podem ser utilizados um máximo de 3 substitutos, sendo que em partidas amistosas poderão ser utilizados um número maior de substitutos, desde que as equipes tenham um consenso e o árbitro seja comunicado previamente.

Em todas as partidas os nomes dos jogadores e substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do início partida(em tempo estabelecido pelo regulamento da competição). Os subsititutos que não tenham sido relacionados NÃO poderão participar da partida.

11 jogadores, sendo um obrigatoriamente goleiro, é o número máximo de participantes de uma equipe.

7 jogadores, sendo um deles obrigatóriamente o goleiro, é o número mínimo estimado pela IFAB e FIFA para uma equipe continuar ou iniciar uma partida de futebol.

A equipe que iniciar uma partida com o número mínimo de jogadores poderá completar até o número máximo estipulado pela Regra 3, desde que os jogadores estejam relacionados previamente para a partida e o árbitro tenha conhecimento desta relação.

Célebre jogo entre Náutico x Grêmio pela Série B do Campeonato Brasileiro 2005, onde a equipe gaúcha ficou com 7 jogadores em campo, pois teve 4 jogadores expulsos no jogo, e mesmo assim venceu a partida por 0x1 e conquistou o título da competição.

Caso uma equipe fique com o número de jogadores abaixo do mínimo estipulado, a partida será encerrada e o árbitro enviará relatório sobre o ocorrido, narrando os fatos, tempo de jogo para a entidade promotora do evento(FIFA,CBF ou FEDERAÇÃO) que remeterá o mesmo ao TJD ou STJD para apreciação, levando em conta o que diz o Regulamento da Competição sobre a matéria, observando o previsto no mesmo:
* confirmação do resultado do jogo.
* continuação da partida.
* remarcação de nova partida
* declaração da vitória à outra equipe que permaneceu com o número legal de jogadores.

Procedimento de Substituição:

Para se proceder uma substuição, alguns pdimentos deverão ser observados:

* o árbitro deverá ser previamente informado
* o substituto só poderá adentrar ao campo de jogo depois que o substituído sair do mesmo
* o substituto devá entrar no campo de jogo junto a linha central do mesmo e durante uma interrupção do jogo
* a substituição será consumada quando um jogador deixar o capo de jogo e seu substituto adentrar ao mesmo
* o substituído não poderá mais participar da partida
* todos os substitutos estarão submetidos a autoridade e jurisdição do árbitro. sejam chamados ou não a participar do jogo


A substituição se completa no momento da saída do jogador e entrada no campo de jogo pelo substituto, neste momento o jogador que sai passa a ser denominado de substituído e o que entrou deixa de ser substituto e passa a ser chamado de jogador.

 Se um substituto entrar no campo de jogo sem autorização do árbitro:

* o jogo será interrompido
* o substituto receberá o cartão amarelo e a ordem para deixar o campo de jogo
* o jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo local onde se encontrava (a bola) quando da interrupção da partida

O árbitro deverá ser informado da substituição antes que ela occorra e a bola deverá estar fora de jogo. As placas são essenciais para esta informação.


Jogadores que ainda não foram ao jogo são denominados de SUBSTITUTOS e estão sob a autoridade e a jurisdição do árbitro.

Substituição do Goleiro:

Deverá obedecer os mesmos critérios de qualquer jogador, podendo ser substituído por qualquer jogador de linha no decorrer do jogo, desde que o árbitro tenha sido previamente informado e a troca se efetue durante uma interrupção do jogo.


Jogador de linha substituindo o goleiro com jogo parado, geralmente isto ocorre em caso de lesão do goleiro ou expulsão do mesmo, quando o número máximo de substituições ja tenha ocorrido.

Caso a troca ocorra sem o conhecimento do árbitro o jogo continuará e os envolvidos serão advertidos com cartão amarelo imediatamente após a próxima interrupção do jogo.

Jogadores e/ou Substitutos expulsos antes do início da partida:

Um jogador expulso antes do Tiro Inícial somente poderá ser substituído por um substituto designado(relacionado) para a mesma. Um substituto designado expulso antes do Tiro Inicial ou depois do começo da partida não poderá ser substituído.


Substituto sendo expulso pelo árbitro antes do Tiro Inicial não poderá ter o banco completado com outro atleta. 
Na próxima postagem abordarei as respostas para os questionamentos que se seguem na ordenação lógica das Regras do Jogo, pois até agora abordamos as Regras 1,2 e 3 e os questionamentos que ficam é para se jogar o futebol o que os jogadores utilizarão?Quais vestimentas e equipamentos serão permitidos? A resposta será a Regra 4 - O equipamento dos jogadores.

Saudações à todos.

Saúde e Paz!!!