quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ordenação lógica das Regras do Jogo

Como havia dito anteriormente...a definição das Regras do The Footbal Association foi executada de forma lógica, objetiva e natural. Ao decidirem regulamentar o esporte recém criado algumas questões foram fomalizadas e suas repostas determinaram a sequência das regras que permitiriam ao The Football Association, o nosso glorioso futebol, figurar como o esporte mais popular do mundo.

Na reunião ocorrida da Freemason's Tavern o primeiro questionamento surgido foi: Onde iremos praticar nosso jogo?Em qual superfície?Qual o tamanho?Como será demarcado?O que terá neste espaço? Com as resposta advindas destes questionamentos surge a REGRA 1 - O campo de jogo.

O campo de jogo será retangular, sendo que o comprimento da linha lateral DEVERÁ ser superior ao comprimento da linha de meta(popular linha de fundo).

Medidas para partidas Nacionais:

Comprimento: Mínimo 90 m
                       Máximo 120 m

Largura:          Mínima 45 m
                      Máxima 90 m

Medidas para partidas Internacionais:

Comprimento: Mínimo 100 m
                       Máximo 110 m

Largura:          Mínima 64 m
                       Máxima 75 m

Marcação do Campo de Jogo:

O campo de jogo será marcado com linhas. As linhas pertencem às àreas que demarcam, logo uma infração ocorrida sobre a linha da àrea penal é tiro penal, ou se bola ainda tem parte de si sobre a linha lateral...está em jogo.

As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se LINHAS LATERAIS, enquanto as duas mais curtas chamam-se LINHAS DE META.

Todas as linhas terão uma largura máxima de 12 cm, porém a linha de meta deverá ser sempre da largura do poste e do travessão, podendo num campo de jogo as linhas laterias serem de uma largura e a linha de meta de outra.
O campo de jogo será dividido em duas metades por uma linha média. O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçará um círculo com raio de 9,15 m.

Independentemente do comprimento e da largura do campo de jogo as Àreas de Meta, Penal e de Canto terão sempre a mesma medida, assim como as Metas (Goleiras) terão sempre as mesmas medidas estipuladas em regra, seja a partida jogada em um campo com dimensões mínimas, como num campo de dimensões máximas.

Alguns leitores deverão achar estranho o porquê de algumas medidas num campo de jogo não serem exatas, e se perguntarem: Porque a distância mínima é 9,15 metros? Porque o Ponto penal está a 11 metros da linha de meta?Porque a distância entre os postes'da meta é de 7,32 metros?Porque a altura do travessão é de 2,44 metros?
Porque na medida inglesa para distâncias emprega-se a Jarda(yds), e 01 jarda é igual à 9,15 metros, logo a distância mínima regulamentar é 10 yds = 9,15m
Ponto Penal  é 12 yds = 11 m
Área Penal é 18 yds = 16,5 m
Área de Meta é de 6 yds = 5,5 m

A medida inglesa para altura é Pés(ft), e 01 Pé(ft) é igual a 30,5 cm.Logo a meta possui altura de 08 Pés de altura ou seja 2,44 metros.

                                                    Meta ou Goleira

Pela Regra 1 as redes fixadas nas metas não são obrigatórias, e caso sejam colocadas não deverão atrapalhar o goleiro.

As bandeiras de canto serão obrigatórias e deverão ter uma altura mínima de 1,50m, medida esta imposta para não oferecer riscos à integridade física dos jogadores.

O Semi-Círculo Penal tem a função de informar aos participantes da partida e ao árbitro a distância mínima regulamentar dos jogadores(exceto o cobrador) no momento da execução de um Tiro Penal, ela não delimita a Àrea Penal.

SUPERFÍCIE DE CAMPOS DE FUTEBOL:

O futebol é praticado em gramado, mas devido as intempéries climáticas (chuvas, neve, seca etc) e a dificuldade em se ter um gramado natural em boas condições a FIFA autorizou a utilização de grama artificial na disputa de competições oficiais, com intuito de possibilitar a prática do futebol em todos os lugares, países, continentes e climas do mundo.

                                     
                                          Jogo de futebol em campo com neve

Numa condição climática adversa como a neve, a realização de uma partida de futebol fica impraticável, pois possibilita riscos de lesões, falta de público e pejuízos financeiros aos clubes e entidades organizadoras de competições. Mesma dificuldade em se ter um campo com gramado artificial numa região com muita chuva ou pouca chuva, lembrando sempre que trata-se do esporte mais praticado no mundo.

   GRAMADOS ARTIFICIAIS PELO MUNDO:                                     

                                          Campo de futebol flutuante em Cingapura
                                          Estádio Passo D'areia em Porto Alegre

                                            Estádio do Chivas em Guadalajara- México

Para um gramado poder receber uma competição oficial de futebol, o mesmo precisa de uma certificação da grama expedida pela FIFA garantindo a qualidade do gramado. Em 2010 o Internacional de Porto Alegre enfrentou a equipe Mexicana do Chivas pela final da Taça Libertadores em gramado sintético certificado pela FIFA, aqui no Rio Grande do Sul o São José de Porto Alegre inaugurou o seu gramado sintético de 7a. geração em 2011, nós do C.E.Aimoré fizemos um jogo-treino no referido gramado antes de sua estréia oficial e sentimos a qualidade do mesmo, sendo muito similar a um gramado natural...é o futuro!


 As vantagens de um gramado artificial são inúmeras, o custo inicial é relativamente alto, mas o baixo custo de manutenção e sua durabilidade viabilizam a implantação da grama sintética e me atrevo a dizer que será o futuro dos campos de futebol e outros esportes que necessitem.

                                                  Processo de fabricação da grama sintética



Na próxima postagem darei sequência às Regras do Jogo, seguindo a ordenação lógica e as perguntas que foram feitas à ocasião: Já temos um campo definido em suas dimensões, áreas etc...Jogaremos com o quê?O que utilizaremos para jogar nosso esporte? A resposta veio a Regra 2: A bola.

Fraternal abraço.

Saúde e Paz!!!