terça-feira, 24 de maio de 2011

Regra IV


Olá amigos;

A resposta para a última pergunta da postagem sobre a Regra 3 será: O equipamento permitido e obrigatório pelos jogadores de uma partida de futebol...e com isto nasce a Regra IV - O equipamento dos jogadores.

A Regra IV:

Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento, nem levarão qualquer objeto que seja perigoso ou ofereça riscos para eles mesmos ou para os demais jogadores(incluindo qualquer tipo de jóias).

Equipamento básico:

O equipamento básico obrigatório de um jogador será:

* um jérsei ou camiseta (deverão ter mangas)
*calções (caso usem short térmico, este deverá ser da cor principal dos calções)
* meias
* caneleiras
* calçado

As jóias:

As jóias serão proibidas de ser utilizadas pelos jogadores, sejam da forma de brincos, correntes, anéis, pulseiras e até alianças, NÃO se permitindo, inclusive a utilização de esparadrapos ou qualquer outro material para encobrí-las.


 Jogador não poderá utilizar brinco de nehuma forma ou modelo

Jogador também não poderá encobrir o brinco com esparadrapo ou qualquer outro material, com intuito de ludibriar a Regra IV.

Quando a Regra IV nos diz que a jóia e/ou  o equipamento pode oferecer risco ao jogador que a utiliza e aos demais, a imagem acima exemplifica isto, pois trata-se de uma orelha com brinco após uma bolada.

Correntes em volta do pescoço também são proibidas, pois oferecem risco ao jogador que a utiliza.

Outro material que pode oferecer riscos ao jogador e aos demais numa partida, é a utilização de imobilizadores como gesso, plásticos ou metais. O árbitro deverá inspecionar o material antes do jogador ir para a partida, caso o árbitro entenda que há algum riscopara os atletas, deverá mandar retirar o material ou não permitir que o jogador participe da parida.

Jogador holandês, Edgar Davids,utiliza um óculos especial para poder jogar futebol

A liberação para este tipo de equipamento (óculos), deverá ser feita pela entidade organizadora do evento(FIFA,Confederações ou Federações) que emitirá uma autorização garantindo a exclusão de riscos aos jogadores. O óculos deverá ser especial, fabricado em material macio e que não ofereça risco.

Outro equipamento que requer uma liberação da entidade organizadora da competição é  o capacete utilizado por alguns atletas que se recuperam de uma lesão na cabeça ou sejam obrigados a utilizá-lo por proteção de lesões e /ou sequelas na cabeça

Já a touca utilizada como proteção de um ferimento no jogo (circunstancial), poderá ser autorizado pelo árbitro, pois não oferece riscos aos jogadores e é confeccionada em látex.

Outro acessório utilizado por jogadores(goleiros) mas que não é previsto na regra é o boné. A Regra IV em seu texto não especifica sua proibição, m menos sua utilização, cabendo ao árbitro o entendimento do assunto. Na minha opinião e coloquei isto em prática nos tempos de apito.Boné deverá ser proibido pelo árbitro e sua utilização vetada, pois o goleiro é um atleta que tem o direito de jogar com suas mãos em sua própria área penal e vestir um uniforme diferente dos demais jogadores, mas não se permite utilizar um acessório contra a iluminação, seja ela natural(sol) ou artificial(refletores)

Goleiro usando boné em jogo oficial de futebol. Não deve ser permitido, pois não faz parte do uniforme.
O uniforme:

O uniforme básico de um jogador de futebol é composto de camiseta ou jérsei com mangas, calção e meias.

A numeração nas camisas de jogo não está prevista em regra, mas sim nos regulamentos das competições que deverão ainda informar se a numeração é fixa por todo o campeonato, livre por jogo ou em ordem numérica de 1 a 11 para quem inicia a partida e reservas de 12 ao 18.
A seleção nacional de Camarões e se fabricante de material esportivo tentaram inovar lançando camisas sem mangas,mas a FIFA vetou o uniforme.

Observem que o short térmico pode ser utilizado, desde que seja na mesma cor (predominante) do calção. Caso seja em cor difere da cor do calção, o árbitro fará o jogador retirá-lo ou substituí-lo, para isto a fiscalização prévia, no vestiário, pelo árbitro reserva é importante e necessária.

Existem tolerâncias a Regra IV no tocante a calças e/ou agasalhos, pois os goleiros podem utilizar as calças acolchoadas, uma vez que em sua posição de jogo o atrito com o solo é constante.

Outra situação tolerada é quando ocorre jogo em condições climáticas adversas como no  frio, onde se permite que os jogadores de linha utilizem calças térmicas, neste caso as cores brancas e pretas são utilizadas.

Luvas:

As luvas utilizadas pelos goleiros não são obrigatórias como equipamento de jogo, porém admite-se o uso para proteção do goleiro.
As luvas do goleiro deverão ser fabricadas em material que não ofereça riscos aos jogadores.
As cores das luvas estão liberadas e existe um padrão de logotipia das mesmas pela FIFA, ficando a cargo das fabricantes suas cores e modelos,que em muitos casos são personalizadas para os goleiros.

Momento controverso do futebol mundial, onde o goleiro chileno Rojas simulou ser atingido por um fogo de artifício no Maracanã frente ao Brasil, mas ficou provado que o goleiro  cortou-se com uma lâmina escondida em suas luvas.

Luvas também são toleradas para os jogadores, desde que inspecionadas pelo árbitro, por razões climáticas.

Caneleiras:

As caneleiras são obrigatórias e deverão ser em material (plástico ou similar) resistente e que não ofereça risco aos atletas. Deverão estar encobertas totalmente pelas meias.

A disposição dos jogadores existem muitos modelos e diversos fabricantes, mas o importante é o jogador ter a conscientização da importância em utilizá-las
As meias deverão cobrir toda a caneleira, sendo obrigação do árbitro esta fiscalização

Imaginem este lance se o Elano (Brasil) não estivesse utilizando caneleiras frente a Costa do Marfim na Copa 2010...teria fraturado a perna. A caneleira protege!


Calçado:

A Regra IV trata de "calçado", mas observemos que desde a criaçao do futebol, os jogadores utilizam chuteiras com cravos para terem uma melhor estabilização no campo de jogo.
Primeiras chuteiras para a prática do futebol eram bem rústicas e desconfortáveis, confeccionadas em couro crú.
A Regra IV permite que o futebol seja praticado com tênis, chuteira com cravos ou sem cravos
Chuteiras atuais são projetadas em materiais sintéticos, com muita resistência e pouco peso



Cravos em formato redondo o que facilita o giro do pé no gramado
 Cravos em formato retangular, propício à lesões das articulações e de ligamentos devido à dificuldade de giro do pé no gramado.



Os solados variam de acordo com os cravos, pois poderão ser fixos ou removíveis, mas sempre em material que nao ofereça riscos aos jogadores. Poderão ser em metal(alumínio), desde que fiscalizados pelo árbitro e conferido sua segurança.
                                         
 Cravos feitos em alumínio com forma arredondada para não oferecer riscos aos jogadores.

Cravos de plástico, removíveis, permitidos por regra.


Para toda a infração a Regra IV:

 * Não será necessário interromper o jogo
* o árbitro ordenará o jogador infrator a deixar o campo de jogo polocar em ordem seu equipamento ou uniforme
* o jogador que deixar o campo de jogo para recompor seu material só poderá retornar coola fora de jogo
* o árbitro se certificará de que o equipamento ou uniforme esteja em ordem para autorizar o retorno do jogador
* o jogador só poderá voltar ao jogo com a autorcão do árbitro
* Um jogador que tenha sido obrigado a deixar o campo de jogo por infração a esta regra e que entra ou reingressa ao campo sem a autorização árbitro será advertido e receberá o cartão amarelo.

Reinício de jogo:

Se o árbitro tenha interrompido o jogo para adverir o infrator:

O jogo será reiniciadopor meio de um tiro livre indireto executado por um jogador adversário do lugar onde a bola estava quando o árbitro interrompeu a partida.

Comemorações de gol:

O atleta que desuniformizar-se na comemoração de um gol, levantando a camisa ou retirando-a será advertido com cartão amarelo, esta medida visa não permitir mostrar mensagens comerciais, pessoais ou de cunho religioso, ou ainda mostrar o abdômen desnudo, o que em algumas religiões não é permitido.

 Mensagens comerciais ou de cunho religioso não são permitidas pela FIFA, cartão amarelo!

 O ato de levantar a camisa para comemorar um gol não é permitdo pela FIFA, cartão amarelo!

Retirar a camisa para celebrar um gol, também é coibido pela FIFA e o jogador recebe cartão amarelo!


Na próxima postagem abordaremos a Regra V, que vai nos dar a resposta para quem controlará os jogadores em campo?Quem fiscalizará o jogo?




Se você tem alguma dúvida, curiosidade ou sugestões? Envie no campo "comentários"deste blog.

Saudações...

Saúde e Paz!!!