segunda-feira, 16 de maio de 2011

Regra II

Olá amigos;

Seguindo a ordenação lógica das regras do futebol, abordarei a segunda regra estabelecida desde quando os britânicos padronizaram as mesmas e criaram o The Footbal Association. Após definirem que a Regra 1 seria o Campo de jogo, os criadores do futebol se depararam com outras perguntas, do tipo: com o que jogaríamos o esporte? Qual objeto seria utilizado para jogar o futebol? À estas respostas veio a Regra 2: A Bola.

A bola:

* será esférica
* será de couro ou outro material adequado
* terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
* terá um peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida
* terá uma pressão equivalente a 0,6-1,1 atm ao nível do mar

As bolas no começo do futebol eram em materiais muito rudimentares e sem nenhuma tecnologia,em muitos relatos existem citações de órgãos de animais como matéria prima para confecção das bolas. Eram costuradas desde o princípio até há poucos anos, sendo basicamente de couro bruto.

                                                
                                                        Bola rudimentar

                                                 

Como o futebol é o esporte mais praticado no mundo, em diversas regiões do planeta a precariedade e a pobreza dos povos fez com que a criatividade dos mesmos fossem colocadas à prova, pois a vontade de praticar o esporte era tanta que "bolas" foram sendo criadas alheias as especificações da Regra 2, pela simples vontade em jogar o futebol. Nas diversos continentes do planeta surgiram bolas feitas de outros materiais, mas cabe ressaltar que na prática oficial do futebol a bola tem que preecher todos os requisitos da Regra 2.


                                 
                                    Bola criada a partir de plástico na África
                                          
                                     Bola criada a partir de trapos  na América Central

                               
                              Bola de meia criada no Brasil em gerações passadas


                               
Réplica de bola trazida ao Brasil, quando de sua introdução pelo Paulista Charles Muller


Um dos fatores para tornar o futebol o esporte mais popular, o mais praticado no mundo é seu baixo custo, pois com um terreno plano(nem sempre), duas pedras de cada lado para formarem as traves(goleiras) e algo de forma esférica que se possa chutar(muitas vezes qualquer objeto) e temos um jogo de futebol. Os leitores deste blog deverão estar recordando histórias de alguns momentos de suas vida  e saberão do que falo, de jogos em calçadas, nos pátios de escolas...em qualquer lugar com bolas que não eram bolas, vejam a foto abaixo e relembrem de algum momento em suas vidas que jogaram futebol com uma bola destas:


                                      

Seguindo a evolução dos tempos, dos materiais e das tecnologias, as empresas fabricantes de material esportivo foram inovando em pesquisas e criação de bolas modernas em design e tecnologia, chegando aos modelos atuais, facilmente encontradas nas competições e ao alcance do público consumidor.
Cabe ressaltar que as bolas modernas não deformam, não adquirem peso com exposição a água, e em sua composição existem materiais que permitem uma aerodinâmica variável que tem por objetivo dificultar as ações defensivas dos goleiros, tornando o futebolo mais objetivo, com mais gols...mais valorizado.

Uma das evoluções na atualidade é a matéria prima empregada na fabricação de bolas, pois em sua imensa maioria são materiais sintéticos e não mais couro.Outra evolução está na ausência de costura, pois as bolas modernas são confeccionadas com um número menor de gomos e estes unidos por cola térmica e diminuindo consideravelmente o atrito da bola com a cabeça dos jogadores, porém reduzindo consideravelmente a vida útil de uma bola de futebol, pois não há reparos possíveis em caso da mesma furar.


                                                    
Bola de empresa nacional, pioneira em utilizar a tecnologia Termotec, eliminando a costura, diminuindo a quantidade de gomos e aumentando o conforto no cabeceio pelos jogadores.


                                         

A bola mais moderna para a prática do futebol foi desenvolvida para a edição da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul...trata-se da Jabulani, feita em material sintético, sem costuras e com ranhuras em seu corpo que diminuiram o atrito com o ar, em deslocamento, dificultando as defesas pelos goleiros, sendo criticada por alguns que afirmaram tratar-se de uma bola com "vontade própria" ou "fantasma" devido a trajetória variada que a mesma apresentava ao ser chutada.

No quadro abaixo podemos acompanhar todas as bolas utilizadas pela FIFA ao longo de todos os mundiais ocorridos até 2010. Desde a Copa de 1970 a mesma empresa de material esportivo fabrica a bola utilizada pela FIFA em suas competições oficiais.


                          
                              Quadro evolutivo das bolas utilizadas em mundias FIFA

No Brasil existem diversos fabricantes de bolas de futebol, sendo que cada federação tem a liberdade de escolher um fabricante-patrocinador de suas competições e a Confederação Brasileira de Futebol também tem sua marca patrocinadora, a qual terá a bola utilizada em todas as suas competições oficiais. Esta escolha da bola oficial de determinada empresa será a critério de cada entidade, mas sempre a bola escolhida deverá ser aferida e certificada de acordo com as prescrições da Regra 2.

Como o futebol além de esporte é um importante nicho econômico, financeiro e negócio movimentando cifras absurdas em dinheiro e divisas pelo mundo todo, a fabricação de bolas também é um negócio rentável e em determinadas regiões do planeta tem um papel importantíssimo na recuperação de pessoas como vemos abaixo:

                          
                Presidiários em Pernambuco fabricando bolas e diminuindo a ociosidade na prisão

Um dos principais fabricantes de bolas no mundo, o Paquistão, concentra muitas fábricas devido a mão de obra barata e a cultura de seu povo. As grandes multinacionais de materiais esportivo destinam suas produções para países da Ásia, sendo o principal deles o Paquistão.


                                                              
Nos países asiáticos, com a mão de obra abundante, barata e sem regras sindicais rígidas, que coíbam o trabalho infantil, a utilização  pessoas idosas, mulheres e homens de todas as idades, tornam o serviço de costura muito barato.

Devido a industrialização e as novas tecnologias empregadas nas bolas de futebol, países produtores de bolas costuradas temem perder empregos e divisas com a substituição por bolas coladas em altas temperaturas, as bolas termotec's, que são fabricadas em linhas de montagem industrializadas computadorizadas.

Na sequência da ordenação lógica das regras do jogo, já temos a Regra 1 O campo de jogo,  a Regra 2 A bola, precisamos responder os próximos questionamentos para entender a criaçao da Regra 3...Já sabemos onde jogaremos, com o que será jogado, falta-nos saber quantos jogadores poderão praticar o futebol?Quantos jogadores poderão substituir e ser subsituídos? Estas respostas nos deram a Regra 3...esta fica para a próxima postagem.

Fraternal abraço.

Saúde e Paz!!!